Dicas de Estudo para o Concurso do INSS - Técnico do Seguro Social

22 de Setembro de 2010 Concursos
Alguns dias atrás foi confirmado, oficialmente, o tão aguardado concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o qual oferecerá dessa vez 2.500 vagas, exatamente 500 vagas a mais que no último concurso realizado em 2008.

Como é sabido, nada melhor para quem realmente quer concorrer com vantagem para este concurso, não esperar a publicação do edital para começar a estudar. E como fazer isso especificamente para o cargo de Técnico do Seguro Social do INSS, cargo que exige apenas nível médio e para o qual haverá 2.000 vagas? Vamos a algumas dicas muito úteis.

Deve-se usar como base o edital do último concurso realizado pelo órgão, mas tendo em mente que há uma grande chance de no próximo concurso o edital não ser exatamente igual. Levando isso em consideração, o mais prudente é estudar as matérias básicas e complementares que foram exigidas para o cargo, deixando para estudar após a publicação do edital as matérias específicas.

No edital do concurso realizado em 2008, foram solicitadas as seguintes matérias básicas:

13.2.1.4 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e a intranet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA: 1 Números inteiros, racionais e reais. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções. 4 Regras de três simples e composta. 5 Porcentagens. 6 Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. 7 Funções e gráficos. 8 Sequências numéricas. 9 Progressões aritméticas e geométricas. 10 Juros simples e compostos.

ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.

13.2.1.5 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES PARA O CARGO DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independência. 3 Processo legislativo: fundamento e garantias de independência, conceito, objetos, atos e procedimentos. 4 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de Governo; atribuições e responsabilidades do Presidente da República. 5 Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça; tribunais regionais federais e juízes federais; tribunais e juízes dos estados. 6 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei n.º 8.429/92 (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências).

Note que as matérias básicas cobradas dividem-se, basicamente, em Língua Portuguesa, matérias numéricas (Raciocínio Lógico e Matemática), Informática e Atualidades. Dessas matérias, apenas atualidades é a que requer menos atenção, visto que basta assistir a um bom telejornal diariamente para se preparar para encarar as questões dela. As outras matérias, no entanto, exigem estudo cuidadoso, principalmente as numéricas, que causam terror a muitos concurseiros. Sugerimos os seguintes livros para estudar essas matérias:

Língua Portuguesa - Português para Concursos, 26ª edição, de Renato Aquino (Editora Impetus)

Raciocínio Lógico - Raciocínio Lógico - Você consegue aprender, 3ª edição, de Enrique Rocha (Editora Impetus)

Informática - Informática para Concursos, 2ª edição, de Renato da Costa e Robson Áquila (Editora Impetus)

Não deixe de estudar Informática achando que só porque você sabe se virar com o computador você não precisa estudar essa matéria. O que é cobrado dela em concursos públicos é muito diferente do que você sabe (ou acha que sabe), acredite.

Quanto às matérias complementares, duas delas são velhas conhecidas dos concurseiros: Direito Constitucional e Direito Administrativo. Para o estudo dessas matérias sugerimos os seguintes livros:

Direito Constitucional - Constituição Federal Comentada, 1ª edição, de Gabriel Dezen Júnior (Editora Impetus)

Direito Administrativo - Direito Administrativo, 4ª edição, de Fernanda Marinela (Editora Impetus)

A terceira, Ética no Serviço Público, resume-se a estudar (e bem estudado) apenas um Decreto, que não é longo ou difícil de entender.

Por fim, estude muito a teoria dessas matérias, mas dedique igual tempo (pelo menos) para resolver questões anteriores dessas matérias de bancas diversas, uma vez que ainda não se sabe qual banca será responsável por esse concurso. Para fazer isso use e abuse das provas de concursos anteriores disponibilizados por todas as bancas em seus sites com os gabaritos corretos.

Fonte: Editora Impetus

Visitas: 17354
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)