Dicas para o Concurso para Técnico Administrativo do TRF 1ª Região

23 de Fevereiro de 2011 Concursos
Os concurseiros interessados em disputar uma das vagas para o cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa do TRF 1ª Região com remuneração de R$ 3.993,09, devem ter em mente que será preciso estudar muito para poder realmente ter chance de ser aprovado, visto que esse promete ser um dos concursos mais disputados do 1º semestre de 2011.
Serão 85 pontos distribuídos em uma prova de conhecimentos gerais valendo 25 pontos e uma prova de conhecimentos específicos com pontuação máxima de 60 pontos, ou seja, 70% da pontuação está concentrada na prova de Conhecimentos Específicos, cujas matérias deverão ser estudadas com muito mais vigor.

Vejamos, inicialmente, as matérias da prova de Conhecimentos Gerais:

TÉCNICO JUDICIÁRIO
CONHECIMENTOS GERAIS (Para os cargos de Técnico/todas as Áreas/Especialidades)

LÍNGUA PORTUGUESA
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico.
(Para os cargos de Técnico Judiciário - Área Administrativa e Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Operação de Computador)

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Raciocínio lógico-matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Para essas matérias indicamos os seguintes livros:

LÍNGUA PORTUGUESA - "Português para Concursos" de Renato Aquino, considerado um dos melhores títulos da matéria disponíveis no mercado e que cobre todos os pontos previstos não apenas no edital deste concurso público, mas de praticamente todos os concursos públicos lançados no Brasil.
Outras obras que ajudarão a complementar seus estudos na área de português são: "Gramática Moderna da Língua Portuguesa" do autor Nelson Maia Schocair; "Português - Questões Objetivas Comentadas", do autor Jorge Vicente da Série Impetus Questões.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA - "Informática para Concursos" de Renato da Costa e Robson Áquila. Um livro completo e que vai direto ao que o concurseiro precisa aprender da matéria para enfrentar os principais concursos públicos do país para cargos que não sejam específicos do ramo de tecnologia.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO - "Raciocínio Lógico - Você consegue aprender" de Enrique Rocha, um livro que ensina de forma clara, simples e altamente didática essa matéria que é considerada por muitos concurseiros um verdadeiro "bicho-papão".

Vejamos agora quais serão as matérias específicas a serem cobradas para esse cargo:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Lei nº 8.112/90: Do provimento. Da vacância. Dos direitos e vantagens. Do regime disciplinar. Do processo administrativo disciplinar. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação e espécies. Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Efeitos decorrentes.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos políticos. Da organização do Estado: da organização político-administrativa, da União, dos Estados Federados, dos Municípios, do Distrito Federal e dos Territórios. Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos. Da organização dos poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuições do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo legislativo; do Poder Executivo: do Presidente e do Vice-Presidente da República, das atribuições do Presidente da República e da Responsabilidade do Presidente da República; do Poder Judiciário: disposições gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Das partes e dos procuradores. Dos órgãos judiciários e dos auxiliares da justiça. Dos atos processuais: forma, tempo e lugar. Dos prazos: Disposições gerais. Verificação e penalidades. Da comunicação dos atos processuais: cartas, citação e intimação. De outros atos processuais: distribuição e registro. Juizado Especial Federal: princípios e competência.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL
Do inquérito policial. Da ação penal: denúncia, representação, queixa, renúncia e perdão. Do juiz, do Ministério Público, do acusado e defensor, dos assistentes e auxiliares da justiça. Competência penal do STF, do STJ, dos TRFs, dos Juízes Federais e dos Juizados Especiais Federais.

NOÇÕES DE REGIMENTO INTERNO DO TRF - 1ª REGIÃO
Organização e composição do TRF - 1ª Região: órgãos jurisdicionais, Corregedoria-Regional, Conselho de Administração, Corte Especial, Comissões Permanentes e Temporárias. Da Polícia do Tribunal. Dos Serviços Administrativos: Do Gabinete da Presidência, dos Gabinetes dos Desembargadores Federais, da Coordenação dos Juizados Especiais Federais, da Secretaria do Tribunal. Dos Desembargadores Federais e dos Juízes Federais. Atribuições dos membros do Tribunal: do Presidente, do Vice-Presidente, do Corregedor-Regional.
Para essas matérias indicamos os seguintes livros:

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO - "Direito Administrativo" de Fernanda Marinela, reconhecidamente um dos melhores títulos da atualidade para estudo da matéria para concursos públicos, visto ser a autora uma renomada professora em alguns dos mais famosos e disputados cursinhos para concursos públicos do Brasil. A 5ª edição de sua obra estará disponível para venda no final de março.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL - "Direito Constitucional" de Flavia Bahia Martins, livro na qual a autora, também professora de alguns dos melhores cursinhos do Brasil, ensina a matéria de forma didática e clara, facilitando em muito o estudo da matéria.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL - "Direito Processual Penal" de Denilson Feitoza, um título que reuni teoria, crítica e prática da matéria, é um dos livros mais completos da matéria disponíveis no mercado.

NOÇÕES DE REGIMENTO INTERNO DO TRF - Essa matéria, por ser específica deste concurso, não conta com nenhum livro de qualquer editora e, portanto deve ser estudada diretamente através do Regimento Interno do órgão, que pode ser baixado gratuitamente no endereço http://www.trf1.jus.br/Institucional/RegimentoInterno/RegimentoInterno.htm.

O momento é focar nos estudos e boa sorte!

Fonte: Editora Impetus

Visitas: 2679
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)