Vale a pena prestar concursos públicos com baixa remuneração?

01 de Junho de 2011 Concursos
Os concursos com alta remuneração são cobiçados por todos, mas os concursos de salários mais baixos é um caminho...

Mensalmente são lançados vários concursos públicos que não oferecem remunerações tão interessantes como preferem a grande maioria dos concurseiros. Geralmente esses são concursos estaduais ou municipais. Daí vem a grande dúvida: será que vale a pena prestar concursos com remuneração tão baixa?

O concurseiro deve considerar vários fatores antes de decidir se vale ou não a pena prestar um concurso que ofereça remuneração baixa. Vejamos abaixo os fatores "materiais" e "mentais" que devem ser considerados.

FATORES MATERIAIS

Situação financeira do concurseiro - Um fator muito importante que o concurseiro deve levar em consideração é sua atual situação financeira. Se ele tem uma situação mais folgada, conta com uma poupança ou com a ajuda de familiares para pagar suas contas, comprar material de estudo, pagar inscrições, despesas de viagem para prestar as provas, então pode se dar o luxo de descartar concursos que oferecem remunerações baixas. Agora, se tem um orçamento muito apertado que está afetando seus estudos diretamente (não pode comprar materiais de estudo, não presta concursos porque não tem grana para a inscrição ou viagem) é fato que uma remuneração mensal de R$ 1,5 mil é muito maior que remuneração alguma.

Local de residência e exercício do cargo - Outro fator muito importante a ser considerado são os custos envolvidos com assumir o cargo caso o concurseiro passe no concurso e seja empossado. Se isso significa mudança de cidade, ter de arrumar um novo local para morar, comprar móveis, ou seja, despesas, então é quase certo que não vale a pena prestar concursos com nível de remuneração mais baixo, uma vez que os gastos de mudança e instalação serão muito maiores que o ganho financeiro envolvido. Agora, se for para trabalhar na cidade onde já se mora ou onde tenha parentes ou amigos que possam abrigá-lo sem custos, então se pode analisar com mais "carinho" tais concursos.

FATORES MENTAIS

O tempo que está estudando para concursos públicos - Estudar muito tempo para concursos sem alcançar nenhum sucesso afeta negativamente a moral da maioria dos concurseiros. Então porque não prestar um concurso mesmo que tenha remuneração baixa apenas para ter o gostinho de estar na lista dos aprovados? Esse pode ser um ótimo incentivo para continuar estudando com ânimo para concursos melhores.

Autocobrança e cobrança de familiares e amigos - Outra coisa que incomoda e atrapalha muitos concurseiros é a cobrança própria e de pessoas próximas. Outro motivo para prestar um concurso mesmo que ofereça baixa remuneração. Passando você diminuirá em muito essa cobrança, própria e alheia.

Como se pode ver, não devemos descartar de cara concursos públicos levando em conta apenas a remuneração, pois existem outros fatores envolvidos que devem ser considerados com seriedade.
Visitas: 363
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)