Office e BrOffice para Concursos

24 de Fevereiro de 2012 Concursos
O pacote Office (um pacote que possui Word, Excel, PowerPoint etc.) sempre foi o programa oficial dos órgãos públicos brasileiros, porém isso começou a mudar já na década de 90 com a suíte OpenOffice, que evoluiu para o BrOffice,
e na atualidade será LibreOffice. Essa evolução na suíte OpenOffice.org não trouxe revolucionárias mudanças de design, como as mudanças que aconteceram na passagem do Office 2003 para o Office 2007. No caso do BrOffi ce para o LibreOffice foi mais um apelo de divulgação do software.

Porém, os órgãos públicos aderiram a esse pacote por ser gratuito e de
código livre. O BrOffice possui quase todas as ferramentas do Office 2003, porém não todas, mas para a utilização no nível de usuário, como é o caso do serviço público, o pacote cai como uma luva e com uma grande vantagem, o custo para os cofres públicos é zero.

Assim, esse programa passou a fazer parte da vida dos concurseiros. Instituições como a Polícia Rodoviária Federal, vários TREs, TRTs, TJs, Bancos, Ministérios, entre outros, pediram em seus certames questões sobre o BrOffice.

No meu livro de BrOffice para concursos, procurei retratar, baseado nas questões dos últimos três anos de provas, as principais características de cada um dos três programas da Suíte que mais aparecem em provas: o Writer para edição de textos, o Calc para planilhas eletrônicas e o Impress para apresentações de slides.

As questões de concursos que mais aparecem são as tradicionais perguntas sobre os botões que compõem as barras de ferramentas padrão e formatação e os menus. São vários botões que compõem essas barras e o estudo para a prova é feito botão por botão, olhando cada detalhe que poderá oferecer, já o
estudo dos menus é mais complexo, pela quantidade de informações que o usuário poderá encontrar.

Porém, um tipo de questão vem ganhando espaço em provas de concursos e será necessário relatar, são as questões sobre as extensões de arquivo e suas compatibilidades. Mas o que é uma extensão de arquivo? É uma espécie de sobrenome do arquivo, ou seja, quando um usuário digita um documento no Word e salva o arquivo com o nome "prova", então a sua extensão será "doc", ou seja, prova.doc será o arquivo gravado. Se não for escolhida nenhuma extensão o programa coloca, automaticamente, o que chamamos de extensão padrão.

No Writer, o documento seria gravado com o nome prova.odt que é a extensão padrão do Writer, no Calc a extensão padrão é ods, e no Impress, odp. Além desses existe o Offi ce 2007, da Microsoft, que modificou as extensões
padrões.

No Word agora temos "docx" , antes era "doc"; no Excel temos "xlsx", antes "xls"; e no PowerPoint temos "pptx", antes "ppt", ou seja, aumentou um "x". Porém, existe uma compatibilidade criada entre o Office 2007 e o BrOffice
relacionando as extensões. A partir da versão 2007 o Word consegue ler as extensões do Writer (odt) e este lê as do Word (docx).

A mesma coisa acontece com o Excel (xlsx) e Calc (ods), com o PowerPoint (pptx) e com o Impress (odp). Essa completa compatibilidade de arquivos entre os programas é alvo das perguntas, quem pode abrir o arquivo de quem?

Vimos que a compatibilidade é total, ou seja, um documento criado no Word pode ser aberto no Writer e vice-versa. Portanto, caro concurseiro, fique atento a esse novo tipo de pergunta em prova de concurso e lembre-se de estudar as principais extensões dos programas citados acima. Bons estudos.

Fonte: Bruno Guilhen, autor da obra

Visitas: 8083
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)