Resenha do livro Leitura Dinâmica e Memorização, de William Douglas e Ricardo Soares, na prática

15 de Dezembro de 2015 Geral

Porque você precisa ler um livro como este?

1 – Tempo. Hoje estamos cada vez mais ocupados com inúmeras tarefas importantes no dia a dia, gerando uma dificuldade maior em achar tempo disponível e de qualidade para estudar, sendo imprescindível o aproveitamento desse espaço da melhor forma possível.

 

2 – O segundo motivo seria aperfeiçoar sua técnica de leitura. Caso esteja pensando em fazer um concurso que envolva muitas matérias a serem estudadas, há necessidade de “fechar” um edital com mais rapidez e ao mesmo tempo obter uma maior retenção de cada assunto.

 

Não é necessário falar sobre os autores do livro, pois são muito competentes e altamente conceituados, mas será que a leitura dele será proveitosa para você?

 

Minha experiência, na prática, com o livro

 

O livro é dividido em cinco etapas sendo que a quinta e última é um capítulo dedicado somente à parte de memória. É um livro dinâmico em que você aprende através de exercícios e utiliza muitas ilustrações e gráficos para fixar melhor a leitura. Os autores o convidam a lê-lo todos os dias, dedicando no máximo 15 minutos diários, todavia, como a leitura do livro é instigante, com certeza vai querer ler mais do que isso.

 

A primeira etapa leva o leitor a descobrir um pouco mais sobre seus hábitos de leitura, avaliando o tempo que leva para ler um texto de 328 palavras, apontando seus vícios e problemas de leitura, e fazendo uma análise de sua velocidade de leitura.

 

Na segunda etapa você identifica quais são os vícios que o prejudicam durante a leitura. Esta etapa é cheia de dicas valiosas e práticas para resolver alguns problemas como: desconcentração; desmotivação; foco; estresse; apontar durante a leitura; grifo errôneo durante a leitura; acompanhamento da leitura com a cabeça; hábito recorrente e involuntário de regredir a leitura; e acompanhamento da leitura com voz mental. 

 


          Uma dica interessante que testei e realmente funciona é sobre como usar  livros como sonífero ajudando a lidar com o estresse e a falta de sono durante a noite.

 

Nesta etapa do livro somos apresentados a um software que faz com tenhamos um treinamento do básico ao avançado com o objetivo de aperfeiçoar a velocidade de leitura e que é muito fácil e prático de utilizar.   


           Essa etapa nos fala da velocidade de leitura e como ela influencia na compreensão do texto. Podemos ter concentração mesmo em locais que não ofereçam condições para isso. Um problema muito comum é ficar estressado só em olhar a quantidade de material que deve ser estudado ou memorizado. Sempre tive problemas com isso e o livro ensina a assumir desafios maiores sem ficar estressado. Ensina, ainda, a grifar , mostrando que isso deve ser feito apenas em relação aos aspectos principais do texto.

 

Na terceira etapa do livro existem mais de 10 folhas voltadas exclusivamente ao treinamento prático. Fiz questão de resolver cada exercício, prestando atenção nos comandos e cronometrando o tempo pedido em cada um deles.

 

    No início, existem muitas dúvidas a respeito de se atingir ou não o objetivo, mas com a conclusão de cada exercício adquire-se mais experiência e aquilo outrora difícil vai se tornando cada vez mais rápido e fácil de concluir. Além do mais, determinadas dúvidas que vão surgindo são diluídas à medida que se avança no conteúdo. Esta etapa é finalizada com várias dicas e um exercício.


            Na quarta etapa, o livro trata de como deve ser seu ritmo de leitura voltado para o trabalho, estudos ou lazer. Compreensão e interpretação de textos também são abordadas, sendo que o mais interessante foram as técnicas de retenção de textos; construção de um arquivo de fichas para estudos, sem deixar de lado um bom planejamento de estudos.   

             
             Na quinta etapa, os autores o convidam a sair da sua rotina mental utilizando testes de memória e registros de informação tornando o livro completo para quem está interessado em uma leitura rápida, clara, simples, prática e não pode ter acesso a um curso de leitura dinâmica ou simplesmente não tem tempo para adicionar mais um investimento na sua bagagem de preparação para concursos.

 

 

 

 

Fonte: Anne Pacheco - Moderadora do grupo Concurso Fiscal

Visitas: 1209
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)