Blog Concurseiro Solitário resenha livro Informática Básica

30 de Agosto de 2010 Concursos
Eu sei muito pouco sobre informática para concursos e resolvi, como a grande massa, prestar o concurso do MPU. Apenas sei usar o computador e, constantemente, aprendo coisas básicas como teclas de atalho e sempre fico surpreendida.

Dia desses, Charles teceu comentários a respeito deste livro e lançou-me o desafio de também estudar pelo mesmo. Afinal, eu sou uma dummie* no assunto e estou precisando aprender a dominá-lo. Assim, poderemos saber mesmo se o livro é bem didático como se propõe ser.

Renato da Costa é dono de um imenso e respeitável currículo, dentre o qual se destaca a aprovação no concurso do Magistério da Marinha do Brasil e no concurso de Investigador da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Palmas para ele! Além desses belos resultados, o autor leciona em diversos cursos cariocas voltados para concursos.

Robson Áquila é autor de diversas obras voltadas para o estudo da informática para concursos. Além disso, também é professor de diversos cursos com a mesma ênfase. Enfim, um profissional que sabe do que trata.

Vamos às minhas impressões! À primeira vista, achei o número de páginas completamente viável para a preparação deste concurso que vai ser carnificina total!!!!

A capa dele é flexível, mas resiste aos nossos ímpetos estudantis. As páginas, por sua vez, não são transparentes, o que nos permite fazer observações e marcações luminosas com canetinha no mesmo.

Graficamente, achei o livro bem explorado, pois os autores exploraram bastante a memória visual dos leitores. As letras têm um tamanho médio, com títulos em negrito. Há muitas gravuras expalhadas pelas páginas do mesmo em preto e branco. A razão da escolha por somente essas cores eu creio que seja o barateamento do custo de produção. Afinal, esses valores são repassados aos compradores. E a editora sabe que os concurseiros não podem despender de muito dinheiro para comprar livros.

Em relação ao conteúdo, tenho diversos elogios a fazer. O primeiro deles é em relação à curiosidades do universo digital, sempre tendo em vista o que cai em prova. Em diversas passagens, Renato e Robson tecem comentários a respeito da incidência de certos assuntos nos concursos.

Outro aspecto interessante foi a abordagem bastante focada nos conceitos e nas teclas de atalho, o que demonstra a experiência adquirida ao longo dos anos na área concurseira. Não se perde tempo com o que não cai nas provas.

Simplesmente amei a seleção de questões e a forma como são propostas. Isso porque as respostas, todas comentadas, às mesmas não ficam logo abaixo do enunciado. Gostei justamente por não ter de passar pelo desconforto de cobrir com papel, o que faz com que este corra e eu veja a resposta sem querer. Prevendo esse tipo de situação, os autores colocam o gabarito na nota de rodapé, indicando com a numeração "resposta 1", "resposta 2" e assim por diante.

Eu estudei o capítulo referente ao Windows XP e pretendo ler o livro todinho, pois serve mesmo para a preparação para o concurso do MPU. Ele abrange a maior parte do conteúdo programático constante do edital.

Cabe ressaltar que, segundo informações da editora Impetus, está no forno uma 2ª edição deste livro. Para a segunda edição haverá atualizações e o nome da obra passará a chamar "Informática para Concursos" e será inserida na Série Impetus Concursos. Com isso, leitores, quando buscarem esta obra nas livrarias, vocês não a encontrarão mais com este nome, e sim como "Informática para Concursos". Como o livro é voltado para concurseiros, nada mais natural que seu nome reflita isto. Por isso, a editora achou por bem mudar o nome do livro.

*Dummie: expressão inglesa que indica burrice ou desconhecimento em algum campo do conhecimento.

Resumo da Ópera - Quanto ao desafio lançado, posso dizer que a missão do livro está cumprida. As questões selecionadas são muito boas até para os concurseiros experts. É perfeito para estudantes incipientes no tema como eu.

Fonte: Raquel Monteiro - Blog Concurseiro Solitário

Visitas: 675
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)