Autor do livro Direito Administrativo - Questões Discursivas Comentadas

01 de Setembro de 2010 Concursos
Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e professor de Direito Administrativo, Luciano Oliveira tem uma conversa empolgante sobre o início de sua carreira, o desafio de lançar o livro Direito Administrativo - Questões Discursivas e Comentadas e os obstáculos a serem superados por quem sonha com um emprego público. Além disso, o autor também comenta sobre como surgiu o interesse pelo ensino jurídico e sobre seus tempos de militar na Marinha do Brasil.

Como surgiu o interesse de se tornar professor de Direito Administrativo?
Na verdade, comecei minha carreira de professor dando aulas de Contabilidade, na época em que trabalhava na área contábil da Secretaria do Tesouro Nacional (2005-2006). Posteriormente, trabalhei três anos no Tribunal de Contas da União (2006-2009), "respirando" Direito Administrativo todos os dias, época em que iniciei minhas aulas dessa disciplina. Acabei me apaixonando pelo assunto, tanto que este já é meu segundo livro de Direito Administrativo.

Professor, você é Capitão-Tenente da reserva da Marinha do Brasil e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, além de ter um currículo impressionante. O que tem a dizer sobre a carreira militar para pessoas que almejam ingressar nela?
A carreira militar é muito empolgante, e eu gostava muito dela. Principalmente o Corpo de Fuzileiros Navais, onde trabalhava. O melhor é ingressar na condição de Oficial, pois, assim, o indivíduo terá maiores oportunidades na carreira e poderá ocupar cargos de chefia. Deixei a Marinha porque queria abrir novos horizontes, estudar Direito e me dedicar à atividade de professor, o que eu não estava conseguindo na Força, pois o militarismo toma muito tempo da pessoa. Apesar de tudo, sinto saudades da farda, da vibração e da dedicação ao país presentes no cotidiano da vida militar. Muito amigos meus são felizes no Corpo de Fuzileiros e eu também fui enquanto estive lá.

Qual foi a sua motivação para criar o livro Direito Administrativo - Questões Discursivas Comentadas?
Minha motivação ao escrever essa obra foi perceber que não havia nenhum material especializado em discursivas no mercado, o que é uma grande lacuna para os concurseiros. Eu mesmo tive de "procurar agulha em palheiro" para conseguir dicas e exemplos de redações de Direito. O que temos são obras de Língua Portuguesa especializadas em redação, mas não obras específicas de discursivas jurídicas, como o meu livro de Direito Administrativo.

Sabemos que as questões discursivas constituem um dos maiores temores dos concurseiros. Poderia nos apontar quais são os maiores problemas que eles apresentam quando se propõem a resolver esses tipos de questões.
O maior problema, sem dúvida, é a ansiedade. A pessoa sabe a matéria, mas fica nervosa na hora de passar as ideias para o papel. A prática constante de redações, aliada à orientação de um bom professor especializado, é fundamental para sanar essa falha comum a muitos concurseiros.

Ser concurseiro é uma experiência dura, porém passageira. Deixe uma mensagem aos nossos leitores concurseiros.
Não desistam! Quem persiste alcança a vitória. Meus resultados são fruto do meu trabalho. E qualquer um que fizer o que tem que ser feito, de forma séria e persistente, chegará lá. Não tenho nenhum dom divino. Sou apenas um concurseiro batalhador e muito esforçado, que conseguiu o que queria por meio do próprio suor. Vença você também e tenha orgulho de seus resultados!Grande abraço a todos.


Fonte: Blog O Concurseiro Solitário

Visitas: 319
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)