Secretaria de Estado de Administração Penitenciária abre concurso para 800 vagas

20 de Junho de 2011 Concursos
Mais um passo já foi dado rumo à realização do concurso para inspetor penitenciário da Secretaria de Estado de Administração Penitenciário do Rio de Janeiro (Seap-Rj): embora a formalização do contrato ainda não tenha ocorrido, a Fundação Ceperj foi a escolhida para organizar a seleção, que vai oferecer 800 vagas para ambos os sexos. Conforme informou o diretor do Departamento de Pessoal da pasta, Lemuel Gomes Moreira, já foram realizadas algumas reuniões com a instituição para discutir detalhes do edital, que deverá ser divulgado em agosto.
Apesar de a verba destinada à seleção já constar no Orçamento deste ano, para que a expectativa de publicação seja alcançada, a Seap-Rj irá solicitar à Secretaria de Planejamento (Seplag), até o fim deste mês, a autorização formal. Após o parecer da Seplag, será necessário o aval do governador Sérgio Cabral, que já havia manifestado à FOLHA DIRIGIDA posição favorável à realização da seleção em diversas ocasiões.

O cargo será aberto a candidatos de nível médio, com carteira de habilitação na categoria "B" e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,50m (mulheres). A contratação será feita pelo regime estatutário, que proporciona estabilidade profissional. Outro do estado é a remuneração inicial, que conta com reajustes programados pelo governo.

O edital do concurso já deverá reservar 20% das vagas (160) para negros e índios, já que o governador publicou no último dia 7, no Diário Oficial do estado, um decreto estabelecendo cotas em concursos públicos.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, o regime de plantão regulamentado dos inspetores penitenciários é de 24 x 72 horas, e não de 12 x 36 horas.

Etapas - Como já havia o titular da Seap-RJ, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho , os interessados podem tomar como base o edital da última seleção, realizada em 2006.

Na ocasião, os candidatos realizaram provas objetiva e de capacidade física e exame psicotécnico. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, abordou 50 questões, sendo 10 de Português e 410 de Conhecimentos Específicos. Garantiu aprovação quem obteve, no mínimo, 50% de acertos.

Fonte: Folha Dirigida 16/06/2011

Visitas: 129
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)