Informações Importantes sobre o Concurso do INSS

05 de Janeiro de 2012 Concursos
Finalmente o edital do aguardado concurso do INSS foi publicado e, portanto, temos as regras de como será esse certame. Infelizmente, muitos concurseiros não leem com atenção o edital e, em consequência, não atentam para algumas informações importantes.

A fim de eliminar essa lacuna de conhecimento de pontos muito importantes do edital desse concurso, destacamos aqueles que consideramos os mais relevantes para o cargo de Técnico do Seguro Social:

- Note que o "Sumário das Atividades" do cargo prevê "exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação", ou seja, os aprovados não somente terão contato direto com os segurados nas agências do INSS como também poderão ser alocados em trabalhos externos de apoio. Portanto, não espere passar e fazer somente trabalho burocrático interno e sem contato com o público.

- Em relação ao período de inscrições, note que as mesmas deverão ser realizadas "no período de 10 horas do dia 19/12/2011 às 14 horas do dia 11/01/2012", ou seja, as inscrições não encerram no último minuto do último dia previsto, mas pouco depois do almoço.

- É muito importante saber que as provas para esse cargo terão duração de apenas 3 horas, ao contrário das 4 horas para o cargo de Médico Perito.

- Mesmo que as provas para técnico sejam realizadas no período da tarde, isso não significa licença para dormir tarde e/ou acordar cedo demais. Preze uma tranquila noite de sono e um almoço leve para ter disposição para fazer uma boa prova.

- Todas as questões da prova para o cargo terão peso 1, ou seja, o mesmo valor. A nota final será a soma das questões corretas.

- O desempate tem quatro critérios:
"1 - obter maior número de acertos na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;
2- obter maior número de acertos na disciplina Língua Portuguesa;
3- ter maior idade;
4- haver exercido efetivamente a função de jurado no período."

Portanto, é necessário estudar muito bem os tópicos de Conhecimentos Específicos, pois, além de haver mais questões do que nas matérias de Conhecimentos Básicos, também é o primeiro critério de desempate.

- Como a prova acontecerá em pouco tempo e a posse da primeira leva de aprovados deverá se dar ainda em março segundo o próprio INSS, nada mais previdente do que checar se você tem toda a documentação listada no edital para tal a fim de ter tempo de solicitar, com sobra, algum documento eventualmente faltante e, assim, evitar ser impedido de tomar posse por sua falta.

- Antes de fazer sua inscrição, pense muito bem para qual cidade optará. Considere não apenas o número de vagas oferecidas para cada uma, como também o custo de vida, a necessidade de mudança e tudo o mais.

Note que essas são apenas algumas especificidades do edital desse certame que, com certeza, passaram batidas para muita gente após sua leitura rápida e superficial. No entanto esses detalhes são muito importantes e não devem ser desconsiderados pelos concurseiros interessados em prestar esse concurso.

O mais aconselhável é que você leia atentamente todo o edital duas ou três vezes para ter certeza de que está realmente a par das regras desse concurso e, assim, não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro próximo.


Clique aqui e veja as dicas de materiais para vc estudar para este concurso!

Fonte: Redação Impetus

Visitas: 162
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)