Concurseiro, o Segredo é ser Teimoso!

14 de Setembro de 2012 Concursos
Quem não conhece a história do ex-presidente Lula em suas várias tentativas (três vezes), até finalmente conquistar o cargo público mais desejado na historia desse país: o cargo de presidente, ou presidenta (como queira chamar) da República Federativa Brasil. Assim como ele, sempre existiu ou existe alguém que conhecemos que seja muito teimoso (como uma mula), não é mesmo? Até nós mesmos, quando resolvemos estudar de forma errada e indisciplinada!

Em certos momentos de nossas vidas concursídicas, temos que ser muito teimosos se realmente desejamos conquistar um cargo público. Não adianta ficar só reclamando de falta de sorte ou procurando desculpas para o que deu errado. Temos que arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

Segundo a definição do Dicionário Informa (http://www.dicionarioinformal.com.br/)l: "Teimoso é uma pessoa que não cede a opiniões de terceiros. Que se mantém firme em suas premissas e ideias sem pestanejar ou mostrar sinal de dúvida. Pessoa de cujo temperamento se caracteriza por não mudar no que acredita mesmo que esteja visivelmente errado".

Seguindo essa linha, quando estamos estudando para concursos públicos, não podemos confundir teimosia com falta de noção da realidade, ou seja, devemos sempre analisar o que é sensato e o que é errado em nossas decisões. Um bom exemplo seria avaliar o seu desempenho no ano passado: o que efetivamente você conseguiu acertar diante da sua persistência, da sua teimosia em continuar quando todos diziam que você estava completamente errado? Se você conseguiu evoluir um pouco que seja, meus sinceros parabéns! Agora se nada aconteceu, se você continua usando aqueles velhos métodos de estudo, do tempo que estudar para concurso público era só comprar uma "apostila" na banca da esquina, porque acredita que de uma hora para a outra o vento vai soprar ao seu favor! Nesse caso a sua "teimosia" já não é mais sinônimo de insistência, mas de pura burrice mesmo!

Assim, o concurseiro deve sempre "empacar" naquilo que lhe traga resultados objetivos, não naquilo que só traz falsas esperanças e desmotivação. Vejam por exemplo as histórias daqueles que já conseguiram suas aprovações. Todas são iguaizinhas! Parecem até que foram contadas pela mesma pessoa. Entretanto, em todas elas a teimosia ou persistência, sempre prevaleceu. Sendo o grande diferencial naqueles momentos de crise, quando a vontade de jogar tudo para o alto, de desistir de vez, surgia com maior intensidade. Principalmente depois de uma horrível e difícil desclassificação.

Portanto, seja sempre um "João teimoso" quando todo mundo diz que você não vai conseguir... Porém, seja ainda muito mais "teimoso" para admitir quando estiver completamente errado.

"Estudar para concurso público é uma guerra interna: Candidato x Preguiça... Ganha aquele que for mais forte e teimoso!" (Fontenele)

FONTENELE é Concurseiro, Analista de Redes Sociais e Colunista do blog do Concurseiro Solitário. Twitter: https://twitter.com/#!/fonteneleleal - Facebook: https://www.facebook.com/Fonteneleleal

Fonte: Redação Impetus News

Visitas: 159
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)