Série 7 Pecados - O Orgulho

14 de Setembro de 2012 Concursos
O ORGULHO

orgulho
or.gu.lho
sm (cat urgoll, do germ) 1 Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; altivez,brio. 2 Amor-próprio exagerado. 3 Empáfia, bazófia, soberba. 4 Ufania. 5 Aquilo de que alguém pode orgulhar-se: O bom filho é o orgulho de seus pais.

A pessoa orgulhosa é aquela que vê a si própria acima dos outros, como alguém que estivesse num nível superior ao do restante dos mortais da Terra. O orgulho também pode ser visto também como arrogância, prepotência. Toda pessoa orgulhosa demais de si e dos seus feitos, tende a ser arrogante e por consequência, insuportável.

Quem vive no mundo dos concursos, pelo menos uma vez na vida já encontrou alguém assim: Ele vive contando vantagem dos concursos que fez, de como sabe aquela matéria, de como foi fácil resolver aquela questão... Tudo o que os outros falam, ele sempre sabe mais: se alguém acertou 15 de 20 questões, ele diz que acertou as 20; se você fala que foi bem na prova de redação, ele gabaritou; se alguém disser que tem dificuldade em alguma matéria, ele diz que não sabe como alguém não consegue entendê-la, pois para ele, é justamente essa a matéria mais fácil.

Ele é aquele que dentro da sala de aula do cursinho, ri e debocha o tempo todo das perguntas que os outros fazem, chegando a ser mal educado. Atrapalha o professor, tentando responder correndo as questões para mostrar aos outros como ele sabe sobre o assunto. Muitas vezes discute com o professor, por não concordar com a resposta que foi dada, saindo totalmente do assunto. São atitudes que só atrapalham a aula, consomem um tempo precioso de estudo, em que o professor está ali para tirar dúvidas, e inibem aos que são "novatos" nos concursos, que saem da aula cheios de dúvidas, pois se sentem intimidados com a sua presença.

No fundo ele só quer aparecer e ao mesmo tempo esconder. Mostrar a todos algo que ele realmente não é, mas gostaria muito de ser e esconder todas as suas fraquezas e falhas. O mais interessante nessa história é que ninguém mais leva em consideração o que ele diz pois, aqui entre nós, se ele fosse tudo isso o quanto diz, não estaria mais estudando para passar, já seria servidor público há muito tempo.

O que cura o orgulho é a humildade. Humildade não no sentido de se humilhar perante aos outros, mas no sentido de saber reconhecer quando não se sabe algo. Não nascemos sabendo tudo. Uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, porém todos precisam aprender. E para que aprendamos, é necessário que alguém nos ensine.

Uma das bases da humildade é o respeito. Respeito a outro candidato, ao companheiro de classe, ao professor. O professor... ele é a autoridade máxima dentro de uma sala de aula e, se você pagou (e muitas vezes pagou caro) para frequentar um curso, isso pressupõe que você confia e acredita no que aquela pessoa tem a ensinar. Esse conselho vale muito mais para os cursos presenciais, onde a relação entre aluno e professor é mais estreita, mais física. Mas também serve para os cursos on-line. Às vezes o aluno perde muito tempo em conflitos e discussões que não levam ninguém a lugar algum. O professor não consegue dar prosseguimento a matéria, e chega ao fim do curso tem que praticamente "jogar" em cima do aluno tudo aquilo que ficou faltando do conteúdo programático. O aluno que poderia ter usado aquele tempo para tirar dúvidas, se vê apavorado na véspera da prova quando percebe que não esmiuçou o assunto como realmente precisava. Ao concurseiro orgulhoso sobra contar vantagem de coisas que não se sabe ao certo se são verdades ou não. Àqueles que são concurseiros sérios e estão focados no resultado, dar ouvidos a uma pessoa assim, pode significar perda de pontos preciosos na aprovação. O que fazer? não dê muito assunto, deixe que ele conte as vantagens mas não absorva e não se deixe influenciar por sua "genialidade concurseira". Daqui a algum tempo quando você for aprovado, você verá que ele continua fazendo a mesma coisa com os outros que começaram e quem ficou parado no tempo foi ele.

Fonte: Monique Muniz - Editora do Blog Concurseira Net

Visitas: 133
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)