Os benefícios de estudar para concursos públicos

25 de Outubro de 2012 Concursos
Vejo vários colegas reclamando de como é duro estudar para concursos públicos, de como é sacrificante deixar de fazer tantas coisas legais para ficar horas sentados em uma cadeira desconfortável sem nenhuma garantia de que vão conseguir realmente o tão sonhado cargo.

Observando esse primitivo e já "batido" comportamento, até entendo o grito de protesto e, ao mesmo tempo, o merecido desabafo de quem já está há um bom tempo seguindo, aos trancos e barrancos, nessa longa e estreita estrada dos concursos públicos.

Porém, penso que tirando o resultado de passar em um concurso público com uma boa remuneração, estabilidade e realização profissional, existem outras dezenas de vantagens que se pode tirar dessa experiência e levar para outras áreas de nossa vida.

Esquecendo a questão do "sacrifício", você já parou para pensar em todos os benefícios que o estudo para concurso trouxe para sua vida? A quantidade de portas que já se abriram?

Na minha pouca experiência como concurseiro, posso destacar os seguintes:

- ter disciplina, organização e responsabilidade com os compromissos assumidos;

- adquirir hábitos saudáveis, cuidando da saúde física e mental;

- aprender coisas novas, ampliando dia a dia o conhecimento, e usar isso para se relacionar com as pessoas;

- descobrir outras áreas de interesse, através do estudo de disciplinas como o Direito, Português, Administração, Economia etc.;

- ter contatos com pessoas e instituições, aumentando a possibilidade de novas oportunidades de emprego e experiência profissional;

- ter a capacidade de aprender com os próprios erros;

- economizar a grana curta para os dias difíceis;

- ter paciência para esperar, sabedoria para fazer as coisas certas e humildade para aprender com os outros;

- tornar-se uma pessoa útil, talentosa e prestativa.

É claro que cada indivíduo tem uma maneira peculiar de interpretar o que é bom ou ruim, o que é útil ou perda de tempo. Enfim, concurso público é ou não é para mim?

RESUMO DA ÓPERA: Lógico que é importante passar em um concurso público, porém o mais importante é você estar bem, se sentir confortável fazendo o que gosta, ou aprendendo a gostar, mesmo que seja algo temporário. No final, só vai permanecer o que realmente importa, ou seja, o que você vai levar como experiência.

"Estudar para concursos públicos é feito de grandes escolhas e algumas delas são para o resto da vida." (Fontenele)

FONTENELE é escritor, concurseiro, analista de redes sociais e colunista do blog do Concurseiro Solitário. Twitter: https://twitter.com/#!/fonteneleleal - Facebook: https://www.facebook.com/Fonteneleleal


Fonte: Fontenele Leal é concurseiro e analista de redes sociais

Visitas: 168
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)