Concurso para diplomata oferecerá 30 vagas

13 de Junho de 2013 Concursos
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) já definiu que serão disponibilizadas 30 vagas no concurso de admissão à carreira de diplomata de 2013. O documento foi publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial da União e também estabeleceu algumas normas da seleção.

Com contrato assinado desde agosto do ano passado, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) organizará o processo seletivo.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, os preparativos para a divulgação do edital estão em sua fase final, mas ainda não é possível precisar a data de publicação. O concurso de 2012 foi homologado no dia 3 de setembro e tinha validade de 90 dias, sem possibilidade de prorrogação.

Para concorrer, os candidatos devem ter nível superior em qualquer área do conhecimento. O salário inicial da carreira, hoje, está em R$ 12.962,12.

O certame será composto por quatro fases: prova objetiva com questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional político; prova discursiva de português; provas discursivas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional político; e provas escritas de espanhol e francês.

Os aprovados ingressam no curso de formação do Instituto Rio Branco, que tem duração média de 18 meses. Nesta fase, o candidato já é admitido ao setor público como secretário de 3ª classe e faz jus à remuneração inicial da carreira.

Um projeto de lei, sancionado no primeiro semestre do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, criou 400 cargos de diplomata para serem providos gradualmente.

O diplomata é o servidor responsável por atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Mais vagas
O Congresso Nacional aprovou, em março do ano passado, a lei 12.601/2012 criando 893 cargos de oficial de chancelaria. A expectativa é de que haja um novo concurso ainda neste ano. O cargo exige nível superior e o salário inicial é de R$ 5.858,53. A última seleção foi em 2008 e contava com 150 ofertas.

Renan Abbade
www.jcconcursos.com.br

Fonte: JC Concursos

Visitas: 123
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)