PM/RJ divulga edital com 6.000 ofertas de soldado

26 de Julho de 2013 Concursos
O aguardado edital para soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM/RJ) foi divulgado e conta com 6.000 ofertas de ingresso na carreira, sendo 5.400 para candidatos do sexo masculino e 600 para o sexo feminino. Em virtude da natureza do cargo não há reserva de vagas para deficientes físicos.
Dentre os requisitos estão os de ter idade compreendida entre 18 anos na data de matrícula e 30 anos até a data limite do período de inscrição; ter concluído o ensino médio; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto Categoria "A"; e ter altura mínima de 1,60m para sexo feminino e 1,65m para masculino. A remuneração é de R$ 2.382,89.
O concurso público se dará através de sete etapas, são elas as seguintes: exame intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e redação; avaliação psicológica; exame antropométrico, teste de aptidão física; exame toxicológico; exames médicos; e investigação social e documental. As provas ocorrerão no Rio de Janeiro.
O teste terá 50 questões que envolvem as seguintes matérias: língua portuguesa, sociologia, geografia, história, legislação do trânsito, informática e direitos humanos.
O exame intelectual, exames médicos e a avaliação psicológica são etapas que serão realizadas pela organizadora que ainda não está definida. A empresa será escolhida através de pregão eletrônico, marcado para o dia 5 de agosto, às 10h.
As datas e locais de inscrições serão divulgados oportunamente, após a definição da organizadora do processo. A taxa de participação é de R$ 100.
Porém, mesmo sem organizadora definida já é hora da preparação. "O candidato tem que começar a treinar a partir de agora. O fato de a banca não ter sido escolhida dificulta um pouco esse treinamento com antecedência, porém, é essencial que o candidato não espere essa definição e inicie os estudos com base no conteúdo já divulgado. Quando for escolhida a empresa ele deverá ficar atento às especificidades da banca organizadora e treinar muitas questões anteriores para se acostumar com o padrão", afirma Fernando Machado, diretor do site QConcursos.com.
Para Marcelo Marques, diretor do site Concurso Virtual, é preciso verificar seus pontos fracos: "O candidato deve avaliar o edital e ver quais são as disciplinas que ele tem maior dificuldade. Feito isso, o próximo passo é fazer um planejamento de estudos que contemple primordialmente as disciplinas com dificuldade, mas sem esquecer-se das outras matérias".
Fernando ainda acrescenta a atenção à redação. "Desde o início da preparação é necessário que o candidato tenha em mente a importância de treinar muito para adquirir técnicas para uma boa redação e, consequentemente, treinar a leitura, pois é de suma importância que dominar questões da atualidade", finaliza.


Carolina Pera
www.jcconcursos.com.br

Fonte: JC Concursos

Visitas: 148
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)