Entrevista com o autor Luiz Oliveira Castro Jungstedt

14 de Março de 2011 Entrevista
Confira a entrevista do autor e professor universitário e de concursos Luiz Oliveira Castro Jungstedt. Ele fala sobre Administração Pública, tema cada vez mais recorrente nos concursos públicos. Também dá dicas aos concurseiros de como se preparar para concursos, explicando que a rotina diária de estudos é essencial.

Por que, em sua opinião, cada vez mais vem sendo cobrado em provas de concursos públicos, e também de forma também cada vez mais profunda, o tema "administração pública gerencial"?

Porque se trata do estudo da estrutura administrativa brasileira que todo cidadão deve conhecer. Além disso, aqueles que se submetem a um concurso público, quando aprovados, serão nomeados para um dos órgãos ou entidades integrantes dessa estrutura. Portanto, conhecer a composição, o regime jurídico, o regime de contratação, dentre outros temas referentes a uma instituição é de suma importância e uma constante nos concursos públicos.

Você acha que a cobrança, atualmente bastante exigente e sofisticada, de tópicos de Direito Administrativo faz parte de uma, digamos, estratégia da Administração Pública de que quem seja empossado tenha pelo menos um bom entendimento de como tratar a coisa pública no Brasil?

Não há a menor dúvida que sim. Apesar de muitos concursos públicos serem conduzidos de forma muito ruim, com relação ao seu conteúdo, percebemos uma grande tendência de se exigir o estudo da matéria que o candidato irá encontrar no exercício de sua função pública.

Muito se fala em ética na Administração Pública, porém muitos concurseiros empossados descobrem que a prática do dia a dia nas repartições públicas pode não ser lá muito ético. Como lidar com esse, digamos, choque entre a teoria e a prática?

Não devemos ter a ilusão de transformar todo o sistema da noite para o dia. Desde que o recém-nomeado realize suas atribuições de forma a não se deixar contaminar pela ineficiência de antigos servidores e recuse qualquer tipo de atuação que possa ser considerada uma infração administrativa ou até mesmo penal, estará dando o primeiro passo para a reforma de todo o sistema administrativo. Isso porque, quando ela for proposta de forma institucional, teremos mais servidores envolvidos na melhoria da Administração, permitindo, assim, a tão sonhada profissionalização do serviço público.

Você acha que os concursos públicos no Brasil vêm se tornando não somente cada vez mais disputados por concurseiros cada vez mais bem preparados, como também estão se tornando mais difíceis? Por quê?

Desde 1990 venho preparando alunos para concurso público e o nível sempre foi muito difícil. Em razão dessa realidade, os concurseiros estão, cada vez mais, buscando melhorar o nível de estudo. No entanto, ainda temos uma grande maioria de candidatos que ainda não percebeu essa realidade - são aqueles que formam a imagem de meros figurantes nas provas.

Quais conselhos você dá para que os concurseiros estudem melhor o Direito Administrativo? Como aproveitar melhor o estudo da matéria?

Como em qualquer outro ramo do Direito, o segredo está na disciplina de manter constantes os estudos e de forma sistemática. Assistir às aulas nos cursos preparatórios não é suficiente; é preciso organizar um horário de estudo diário. Criar uma rotina diária, reservando tempo para descanso e preparo físico, que são fundamentais, concomitantemente com os estudos. Comece pela matéria de que você mais gosta. Depois de esgotá-la, você terá alcançado disciplina e método para seu estudo deslanchar.

Fonte: Blog do Concurseiro Solitário

Visitas: 341
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)