Jurisprudência Sistematizada do STF e STJ - 2011 chega a 2ª edição

04 de Maio de 2011 Entrevista
Os autores Cristiano Villela Pedras e Leandro Velloso lançam neste mês de maio a 2ª edição da obra Jurisprudência Sistematizada do STF e STJ - 2011. Preocupados em atender ao público concurseiro e jurídico reformularam toda a obra para ser, sem dúvida, a mais completa deste segmento.

A obra apresenta uma rigorosa seleção de julgados abrangendo tanto os publicados no Diário Oficial da União e nos informativos dos Tribunais Superiores como os que tiveram grande destaque na imprensa. Sabendo que o tempo do leitor é precioso, também separaram nos julgados os textos que são importantes para o conhecimento do leitor.

Não apenas a linguagem da obra é didática, mas também a sistematização dos julgados, que foram divididos pelas áreas do Direito, demonstrando que o STJ e o STF sempre estão falando dos mesmos temas. Os comentários doutrinários dos autores ajudarão na compreensão dos assuntos tratados, principalmente por destacar os pontos mais importantes.

A dedicação na reformulação desta 2ª edição levou os autores a não se limitarem aos informativos do último ano de 2010, mantendo todos os leading cases de anos anteriores que ainda apresentam grande repercussão e relevância. Muitas provas de concursos cobram estes julgados, como por exemplo, o recente concurso da Procuradoria-Geral do Município, que cobrou um julgado de 2007 transcrito na obra.

Além dos diversos diferenciais já citados, Jurisprudência Sistematizada do STJ e STF - 2011 trará aos leitores atualizações no site da Editora. Para os concurseiros que almejam concursos de ponta e para os estudantes do Exame da OAB, esta é uma leitura obrigatória.

A equipe do Impetus News entrevistou os autores buscando mais detalhes sobre esta nova edição da obra, confira:

Qual foi o critério utilizado na seleção dos julgados?

Foram selecionados os Julgados do STF e STJ publicados em Diário Oficial da União dos últimos anos, que foram divulgados nos Informativos do STF e STJ, além de julgados não divulgados nos informativos, bem como destaques para Julgados Noticiados no site do STF e STJ que não saíram em Informativos, mas que tiveram destaque na mídia de modo geral.

Além disso, fizéssemos uma seleção nos julgados em relação ao conteúdo, separamos só o conteúdo que interessa ao leitor em todos os julgados.

Quais pontos podem destacar da obra?

Gostaríamos de falar sobre alguns pontos que trabalhamos na obra: destacamos em cada julgado a legislação pertinente; realizamos comentários doutrinários em diversos julgados selecionados numa visão interdisciplinar; destacamos em alguns julgados quais súmulas são importantes para aquele tema do julgado; selecionamos e organizamos as principais súmulas do STJ e STF por assunto numa ordem lógica de raciocínio jurídico, e não pela ordem cronológica. Realizamos comentários doutrinários objetivos e destacamos nas súmulas alguns outros julgados que aplicaram ou não aquela súmula e demonstramos os temas de Repercussão Geral no STF para fins de Recurso Extraordinário para o leitor.

Qual para os senhores é o ponto pioneiro da obra?

Somos o único livro que sistematiza os julgados sobre o mesmo assunto entre o STF e STJ. Também nossa obra não se limita aos informativos do último ano que passou, mas abrange os "leading cases" (decisões importantes, paradigmáticas) de outros anos anteriores. Nós não só transcrevemos, mas selecionamos os melhores trechos e comentamos alguns detalhes importantes, por isso somos "autores" e não "meros organizadores".

Fonte: Editora Impetus

Visitas: 159
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)