As controvérsias do Direito Penal

15 de Novembro de 2012 Entrevista
O autor, Francisco Dirceu Barros, lançou pela Editora Impetus a obra As 200 maiores Controvérsias do Direito Penal. Um excelente material para os estudantes e profissionais da área! Confira a entrevista e conheça mais sobre esta obra pioneira e seu autor.

O senhor tem, lançada pela Impetus, "As 200 maiores Controvérsias do Direito Penal". Qual o grande objetivo dessa obra?
O principal objetivo foi fazer em uma linguagem clara, didática e objetiva, um grande estudo sobre as maiores divergências do Direito Penal, fornecendo ao profissional do Direito uma ferramenta essencial para que ele aprenda a solucionar no contexto prático-forense as questões complexas do Direito Penal.

A obra do senhor é pioneira na área do Direito Penal. Por quê?
É a primeira obra do Brasil que colaciona em um só local as maiores controvérsias do Direito Penal. O trabalho também é inédito, pois ao solucionar as controvérsias, contextualizei as melhores posições doutrinárias e jurisprudenciais, com o escopo de fazer com que o leitor, ao ler este livro, possa ter contato direto com mais de 100 livros referentes à Parte Geral (lançado) e Especial do Direito Penal (no prelo), conhecendo assim, o pensamento dos melhores doutrinadores nacionais e estrangeiros.
Quais dicas o senhor traz para o operador do Direito que deseja se aprimorar profissionalmente nesta área?
Podemos destacar quatro dicas que entendo serem essenciais para o sucesso profissional na área jurídica.
1- Procure trabalhar em um segmento do Direito. Assim como na Medicina, o mercado de trabalho forense está abolindo a figura do "clínico geral", exigindo que o profissional do Direito domine a sua área de atuação.
2- Faça especialização, mestrado ou doutorado na sua área. O Direito moderno está exigindo cada vez uma maior especialização do profissional.
3- Tenha uma ótima biblioteca. O profissional não pode economizar na compra de livros.
4- Estude e atualize-se diariamente. Leias boas doutrinas e saiba a tendência jurisprudencial dos principais Tribunais do Brasil.

"As 200 maiores Controvérsias do Direito Penal" podem ser usadas por um concurseiro?
Podem sim. Conhecer e saber solucionar as maiores controvérsias do Direito Penal é um fator primordial para o êxito do estudante na resolução das questões das provas e concursos, pois questões controvertidas são as grandes vilãs dos concursos públicos.
O senhor é Promotor de Justiça, logo, precisou estudar muito para passar no concurso. Quais os conselhos que pode oferecer a quem quer obter sucesso nos concursos públicos?
Precisamos ter fé, renúncia, disciplina e um sonho a ser conquistado. Sonho é algo que não deve ser adormecido. Sonho é algo que deve ser sempre aquecido e, principalmente... Vivido.
Não deixe que o tempo possa lhe mostrar o quanto é doloroso um sonho ser abandonado, pois não podemos esquecer que os sonhos têm um preço, mas não vivê-los, igualmente, custa caro.
Acredito que se você pode sonhar, é possível concretizar. E o sonho é a condição sem a qual nada podemos realizar, pois como profetizava o poeta Fernando Pessoa "Deus quer, o homem sonha e a obra nasce". Portanto, ouse concretizar seu sonho, porque "... nenhum coração jamais sofreu por sair em busca de seus sonhos, porque cada segundo dessa busca é um encontro de um segundo com Deus e a eternidade". (Paulo Coelho)

Fonte: Redação Impetus News

Visitas: 736
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)