O que faz um Advogado?

01 de Fevereiro de 2013 Entrevista
A equipe da Impetus News entrevistou o autor Leandro Velloso da obra Direito Administrativo - Coleção passe no Exame da OAB.


O que faz um Advogado?

O Advogado neste novo século tem a missão de defender a lei de forma preventiva e contenciosoa em diversos ramos da sociedade. A profissão de advogado permite atuação jurídica em setores empresariais, sociais, de fomento, de entreterimmento, de inclusão, tecnológicos em todo o Brasil e até em todo o Mundo. Hoje, o novo advogado tem a possibilidade de atuar como advogado contencioso trabalhista, bem como ser um consultor jurídico da ONU no Brasil. Isto significa que a atuação do advogado é muito ampla, mas apenas os melhores e mais dedicados prosperam. Ademais, ser advogado permite ingresso por concurso público em diversos cargos, empregos na Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, além das carreiras jurídicas clássicas como a Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia Pública, Delegado de Polícia, Magistério e ainda, tem a chance de ingressar em cargos ou empregos públicos de caráter técnico e auxiliar por concurso público em todos os Poderes da República. Por fim, o advogado também tem a possibilidade de ingressar em cargos públicos de livre nomeação e exoneração para atividades jurídicas ou judiciais no setor público de todo o país.

Quais as principais funções de um advogado?

Atualmente as funçoes se tipificam nas atividades jurídicas e judiciais de caráter consultivo, preventivo, contencioso. Isto significa, que o advogado pode atuar no Poder Judiciário ou em qualquer setor da sociedade para garantir a legalidade.
Em síntese, o advogado pode desde um simples parecer, até um recurso extraordinario no STF, não esquecendo das outras atividades anteriormente descritas.

Quais os principais desafios?

Visualizo que o advogado possui com principal desafio atuar com ética, probidade, honestidade, a favor da legalidade e da paz social. No país globalizado, com uma sociedade cada vez mais capitalista, eufórica e artistica, este profissional nao pode se esquecer que a LEI prevalece no nosso sistema juridico. E a Lei, não abona ilegalidade, desvios, interesses expúrios e ilicitos.

Como é o dia a dia deste profissional?

Essencialmente, o advogado nasce com sua autonomia de horário e de atividades. Outrossim, cada vez mais encontramos advogados empregados nos termos da CLT, logo há um dia a dia normal de trabalhador. É lógico, que diversos profissionais acabam atuando 10, 12 14 horas por dia, pois o Direito está ao nosso redor. No campo do Poder Judiciário o advogado cada vez mais visualiza que a realidade da prática é diversa da teoria. É cedico que diversoss tribunais nao respeitam o advogado e suas prerrogativas, mas a luta é mais do que diária, é uma luta a cada minuto. No setor público, o advogado sempre se esbarra com a influencia de uma "politicalha" e da chamada "burrocracia". Seja como for, atuar firme, com foco, dedicação, ética, urbanidade, honestidade e determinação fazem com que todas essas mazelas sejam colocadas num patamar menor. Encontramos de tudo, como por exemplo: atendimento precário nos balcoes; corrupção de servidores e de outros profissionais; falta de urbanidade, educação e zelo pela máquina pública.

Qual é o maior obstáculo para os concurseiros que querem passar neste certame?

Para o advogado que deseja prestar concurso o maior obstáculo é a gestão pessoal de estudo de muita informação. Cada vez mais, os concursos publicos exigem conteúdo completo, atualizado e em todos os ramos do Direito e de outros setores. A maioria não sabe estudar para aquele concurso escolhido. Muitos apenas se preocupam em alcançar um cargo e uma remuneração e, esquecem que para ser aprovado é necessário estudo, equilíbrio e vontade de trabalhar no cargo ou emprego escolhido.

Há alguma disciplina que se precisa estudar mais? Qual mensagem o senhor daria aos concurseiros que estão estudando para passar em um concurso?

Bom, para todos os concursos públicos o advogado e o Bacharel a disciplina de Direito Administrativo está presente. Enfatizo ainda, que o Direito Constitucional também sempre está sendo exigido. Assim, essas disciplinas de Direito são básicas para qualquer concurseiro alcançar um ou emprego público na Administração Pública Brasileira.

Fonte: Redação Impetus News

Visitas: 9696
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)