O que fazer com nossos espiões?

28 de Dezembro de 2010 Área Jurídica
A publicação é constituída por 26 artigos, que tratam de assuntos referentes às políticas públicas, e os articulistas são consultores legislativos, de orçamento e advogados do Senado. Dentre diversos nomes está o do autor Joanisval Brito Gonçalves, consultor legislativo do Senado Federal para as áreas de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Autor de artigos e livros, bacharel em Relações Internacionais e advogado, Joanisval é referência na área de Inteligência. Na Agenda Legislativa, colaborou com o artigo: "O que fazer com nossos espiões? Considerações sobre a Atividade de Inteligência no Brasil".

O autor inicia seu ensaio dando conhecimento sobre as mudanças ocorridas no cenário da Inteligência mundial após os atentados de 11 de setembro. De acordo com o autor, "o objetivo deste ensaio é analisar a atual situação da Atividade de Inteligência no Brasil e apresentar sugestões para uma agenda legislativa sobre o tema". Para tanto, são sugeridas algumas mudanças na conjuntura do tema, assim como o respaldo legislativo e o orçamentário, além de modificações na maneira de encarar a Atividade de Inteligência que, geralmente, é tida de forma preconceituosa tanto pela sociedade quanto por tomadores de decisões, herança de nosso período militar. Diante dessas sugestões, Joanisval completa: "E, no contexto de uma agenda legislativa para o tema, há que se pensar não só em reformas estruturais do Sistema Brasileiro de Inteligência, mas também no estabelecimento de garantias aos serviços secretos e aos profissionais da área."

Considerada como a segunda profissão mais antiga do mundo, a Atividade de Inteligência, no Brasil, cresceu significativamente nos últimos vinte anos, porém ainda são necessárias muitas mudanças no setor para que se possa alcançar uma posição de destaque em nosso país. De forma didática e esclarecedora, o autor apresenta pontos problemáticos na comunidade de Inteligência brasileira, acompanhados por sugestões que devem ser acrescentadas à Agenda Legislativa.

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos a leitura de outros títulos do autor pela Editora Impetus: Políticos e espiões e Atividade de Inteligência e legislação correlata.
Visitas: 234
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)