Concurso para Delegado da Polícia Civil - SP

04 de Julho de 2011 Área Policial
Recentemente a Polícia Civil de São Paulo publicou o edital de concurso público que selecionará 140 novos Delegados, cargo esse com remuneração atraente de aproximadamente R$ 5.500,00. Como esse cargo é desejado por um grande número de concurseiros, nunca é demais fazermos uma análise rápida de pontos importantes desse edital em especial.

III - DAS CONDIÇÕES DE PROVIMENTO

1. São condições de provimento do cargo:
d) ser portador de diploma de bacharel em Direito expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrado;
Não é raro notícias de concurseiros que se dedicam aos estudos para o cargo de Delegado descobrir tarde demais que o mesmo exige diploma de bacharel em Direito. Ou seja, se você não é formado em Direito, enquanto não graduar-se neste curso não poderá prestar a prova.

g) ter conduta irrepreensível na vida pública e privada;
2. A comprovação do atendimento aos requisitos será feita nesta conformidade:
b) emissão de relatório favorável, pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, para a demonstração da satisfação da exigência constante da alínea "g", através do Sistema Ethos de pesquisa, instituído pela portaria DGP 18/2009, podendo o candidato, tendo em vista resultado desfavorável, ser excluído do certame em qualquer de suas fases, assegurados ampla defesa e contraditório;

Essa é a famosa e controversa "análise da vida pregressa" do concurseiro, ou seja, uma pesquisa nos registros policiais e judiciais em busca de possíveis crimes cometidos pelo mesmo no passado. Ou seja, se você errou no passado de forma que seja comprometido nesse quesito, é bom verificar com muito cuidado se a "ampla defesa e contraditório" serão suficientes para não barrá-lo de tomar posse do cargo caso seja bem-sucedido no concurso.

V - DAS PROVAS
2. O concurso será realizado em três fases sucessivas e eliminatórias, na forma adiante alinhada:
a) prova preambular: questões objetivas, consistentes em testes de múltipla escolha, abrangendo matérias objeto do programa definido no Anexo I, que tem por exclusiva finalidade habilitar o candidato à fase seguinte;
b) prova escrita, consistente em uma dissertação e seis questões, que incidirão em matérias relativas aos Módulos I a VI;
c) prova oral, que será pública, incidindo sobre o mesmo conteúdo previsto na alínea "b".
Ou seja, nesse concurso haverá provas de questões objetivas (fechadas), dissertativas (abertas) e também arguição oral. Se o preparo para provas de questões dissertativas já é bastante complicado, imagine para prova oral onde além de saber muito bem do conteúdo que será cobrado será preciso ter também domínio das técnicas de falar em público. Isso leva o preparo para esse concurso muito além apenas das matérias e conteúdos previstos no edital.

V4 Outras avaliações
a) Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos a exames psicotécnico e físico, nos termos da Resolução 182/08, por profissionais designados pelo Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia.
Provas para cargos militares e policiais geralmente exigem testes físicos bastante pesados, visto que tais profissionais dependem do bom condicionamento físico a fim de exercerem a contento suas atividades. Dessa forma, nunca é demais reforçar que além dos estudos, candidatos a cargos desse tipo devem encarar com muita seriedade o preparo físico para tais provas, sempre de forma orientada a fim de não prejudicar a saúde.

VI - DOS TÍTULOS
3. Aos títulos serão atribuídos até 20 pontos, apenas para classificação final, na seguinte conformidade:

Muitos concurseiros nem olham direito para a avaliação de títulos prevista nos editais de muitos concursos públicos por considerarem a pontuação aí distribuída muito baixa, porém não se atentam para o fato de que muitas vezes apenas alguns pontinhos a mais pode ser a diferença entre ser nomeado e empossado.

V - DAS PROVAS
1. As matérias do concurso são as constantes do Anexo I, estruturado em sete módulos:
Módulo I - Direito Constitucional e Direitos Humanos;
Módulo II - Direito Administrativo;
Módulo III - Direito Penal;
Módulo IV - Direito Processual Penal;
Módulo V - Legislação Especial;
Módulo VI - Lógica e Informática.
Módulo VII - Medicina Legal e Criminologia;
Finalmente, e muito longe de ser menos importante, chegamos às matérias que serão cobradas nas provas para o cargo de Delegado. Note que a maioria é jurídica, que deverão ser estudadas sobre o foco do cargo em questão. Por fim, desejamos um bom estudo!

Fonte: Editora Impetus

Visitas: 416
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)