RJ: Contrato assinado com organizadora da seleção para inspetor

01 de Fevereiro de 2012 Área Policial
Depois de uma longa demora, ocasionada por trâmites burocráticos, finalmente foi assinado o contrato entre a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e a organizadora do concurso para 600 inspetores, que será a Fundação Euclides da Cunha (FEC) de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense (UFF). A informação foi divulgada na última sexta-feira, dia 27, pela delegada Jéssica Almeida, diretora da Acadepol, setor que realiza os concursos da corporação.

Como a equipe envolvida na liberação da seleção precisará refazer o planejamento, uma vez que a confirmação da organizadora demorou mais tempo do que o previsto, o edital, que poderia sair até esta terça- feira, dia 31 (anteriormente, o prazo era o último dia 23), ficou para a primeira quinzena de fevereiro. Segundo Jéssica Almeida, as inscrições, que terão início no dia de divulgação do documento, serão aceitas por, pelo menos, 30 dias, no site da FEC e na Acadepol.

O edital está pronto e virá com um conteúdo programático bem parecido com o da última seleção, promovida em 2008, sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de acordo com a diretora. "Os candidatos podem basear os estudos nesse concurso. Haverá apenas atualizações nas partes de Informática e Legislação", adiantou.

A primeira etapa - prova objetiva de conhecimentos - será aplicada na primeira quinzena de abril, em seis regiões: Angra dos Reis; Volta Redonda e Barra Mansa; Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu; Cabo Frio, Campos dos Goytacazes e Macaé; Niterói e São Gonçalo; e Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

A avaliação do concurso feito em 2008 constou de 100 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos de Microinformática, 40 de Língua Portuguesa e 40 de Conhecimentos de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, bem como Legislação). Posteriormente, os candidatos foram submetidos a exames físico, psicotécnico e médico, curso de formação e investigação social.

Poderá disputar o cargo de inspetor quem tiver nível superior - é aceita qualquer especialidade - e carteira de motorista categoria "B". A remuneração, que aumentará mensalmente até dezembro de 2014, é de R$2.180,10, em janeiro, e R$2.200,05, em fevereiro, conforme a Secretaria de Planejamento (Seplag). No entanto, nesta quarta, dia 1º, chegará à Alerj projeto de lei do Executivo para antecipar os ganhos. O reajuste total chegaria a 39,4% para o biênio 2012/2013.

Fortalecimento em várias frentes - O concurso para inspetor marcará o início de um novo ciclo de reoxigenação na corporação, que deverá ganhar, até o fim de 2013, outros 1.050 policiais civis, por meio de cinco concursos. Estão previstas, sucessivamente, seleções para delegado (100), oficial de cartório (300), perito criminal (100), papiloscopista (100) e outra para oficial de cartório (450).

Fonte: Folha Dirigida

Visitas: 418
Categorias: Todas as Notícias | Área Jurídica | Área Policial | Carreiras | Concursos | Concursos | Entrevista | Eventos | Facebook | OAB

0 Comentário(s)