Concurso Metrô/SP: saiu edital para diversos cargos

04 de Outubro de 2016 Concursos


Foi divulgado, nesta terça-feira (27), o edital do concurso do Metrô/SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo). A seleção vem com o objetivo de preencher 40 vagas, além de formar cadastro reserva (CR), em carreiras de todos os níveis escolares. Há reserva de duas funções a pessoas com deficiência.
Quem possui ensino fundamental, mais curso específico na área de atuação, pode concorrer aos postos de oficial de manutenção de instalações I - civil (1 + CR - R$ 2.033,10), oficial de manutenção industrial - elétrica (1 + CR - R$ 2.931,53), oficial de manutenção industrial - mecânica (1 + CR - R$ 2.931,53), oficial de manutenção industrial - pintura industrial (1 + CR - R$ 2.931,53), oficial de manutenção industrial -  serralheria (1 + CR - R$ 2.931,53), oficial de manutenção industrial - solda (1 + CR - R$ 2.931,53) e usinador ferramenteiro (1 + CR - R$ 3.395,24).
Com ensino médio completo, há chances no concurso do Metrô/SP para operador de transporte metroviário I (20 + CR - R$ 2.033,10).
Nível médio e curso técnico são requisitos do Metrô/SP para as carreiras de auxiliar de enfermagem do trabalho (1 + CR - R$ 3.173,68), técnico de segurança do trabalho (2 + CR - 3.850,26), técnico de sistemas metroviários I - civil (1 + CR - R$ 3.850,26), técnico de sistemas metroviários I - elétrica (1 + CR - R$ 3.850,26), técnico de sistemas metroviários I - eletrônica (1 + CR - R$ 3.850,26), técnico de sistemas metroviários I - mecânica (1 + CR - R$ 3.850,26), técnico de restabelecimento corretiva I - elétrica (1 + CR - R$ 3.850,26), técnico de restabelecimento corretiva I - eletrônica (1 + CR -R$ 3.850,26) e técnico de restabelecimento corretiva I - mecânica (1 + CR - R$ 3.850,26).

Para profissionais graduados, o concurso do Metrô/SP oferece oportunidades como advogado júnior (1 + CR - R$ 4.762,38), engenheiro de segurança do trabalho (1 + CR - R$ 7.243,13) e médico do trabalho (1 + CR - R$ 7.941,55).De acordo com o edital, o Metrô/SP concederá aos contratados benefícios como: auxílio-refeição, auxílio-alimentação, seguro de vida em grupo (opcional), plano de saúde (médico e odontológico), previdência suplementar (opcional) e bilhete de acesso gratuito ao sistema metroviário.
 

Inscrição no concurso Metrô/SP 2016

As inscrições para o concurso do Metrô/SP ficam abertas até 20 de outubro, pelo site da Fundação Carlos Chagas(http://www.concursosfcc.com.br).
A organizadora cobra taxas de R$ 55 (vagas de nível fundamental), R$ 75 (médio/técnico) e R$ 105 (superior).

O processo seletivo do Metrô/SP

A aplicação da prova objetiva está prevista para 27 de novembro, nos períodos da manhã (postos de nível médio/técnico) e tarde (fundamental e superior), na cidade de São Paulo. Haverá dois formatos de exame: com 50 e 60 perguntas de múltipla escolha, variando conforme a escolaridade exigida para cada cargo. As questões abordarão conhecimentos básicos e específicos.

O concurso do Metrô/SP terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do órgão, conforme prevê o edital (disponível para consulta entre os anexos da notícia).

Sobre o Metrô/SP

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô/SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô/SP possui cinco linhas em operação. Ao todo são 68,5 quilômetros de rede, 61 estações e 154 trens. Em 2015 foram transportados 1,117 bilhão de passageiros no sistema.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Pinheiros, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,7 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô/SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.

Fonte: Samuel Peressin

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