AGUARDE, PROCESSANDO

Mundo dos Concursos - Mulheres no serviço público

02 de Junho de 2011
Uma das maiores mudanças no quadro do serviço público brasileiro refere-se ao grande número de mulheres que, cada vez mais, passam a fazer parte dessas instituições. Os concursos permitem essa democratização sem distinção de gênero. Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (Anpac), entre 2005 a 2007, apontou que as mulheres já são maioria como candidatas - 50,35%.

A inserção da mulher no mercado de trabalho iniciou-se com o período das duas guerras mundiais. Os homens saíram de casa para lutar, enquanto as mulheres precisaram trabalhar para manter o sustento da família. A partir de então, a mulher começou a ganhar espaço no mercado de trabalho. O concurso público é mais uma forma de a mulher conquistar uma carreira profissional.

Empresas como a Petrobras, que tem um quadro de 57 mil funcionários e funções ainda muito voltadas para os homens, já apresentam 15% de mulheres em seu quadro de funcionários, dentre as quais 7,4% com nível superior. As diferenças de salário e o reconhecimento profissional oferecidos pelas instituições privadas às mulheres estão contribuindo para que elas procurem como alternativa o serviço público brasileiro.

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a avaliar.